O SENTIDO DRAMÁTICO DA APRENDIZAGEM

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010


O educador educa a dor da falta, cognitiva e afetiva.para construção do prazer. E´da falta que nasce o desejo. Educar a aflição da tensão da angústia de desejar. Educa a fome do desejo.
Um dos sintomas de estar vivo é a nossa capacidade de desejar e de nos apaixonar, amar e odiar, destruir e construir.
Somos movidos pelo desejo de crescer, de aprender, e nós educadores, também de ensinar.
Instrumental importante na vida do ensinar do educador é o ver (observação), o escutar e o falar. Assim como, para estar vivo, não basta coração batendo, para ver não basta estar de olhos abertos.
Observar, olhar o outro e a si próprio, significa estar atento, buscando sintonia com este.
A observação faz parte da aprendizagem do olhar, que é uma ação altamente movimentada e reflexiva.
Ver é buscar, tentar compreender, ler desejos. Através do seu olhar , o educador também lança seus desejos para o outro.
Para escutar, não basta, também, só ter ouvidos. Escutar envolve receber o ponto de vista do outro ( diferente ou similar ao nosso), abrir-se para o entendimento de sua hipótese, identificar-se com sua hipótese, para compreensão do seu desejo.
Para falar, não basta ter boca é necessário ter desejo para comunicar: pois todo desejo do outro. É o outro que me impele a desejar...
É na fala do educador, no ensinar ( intervir, devolver,encaminhar),expressão do seu desejo, casado com desejo que foi lido, compreendido pelo educador, que ele tece seu ensinar.
Ensinar e aprender são movidos pelo desejo e pela paixão.
Algumas vezes, a chama do desejo pode estar baixa , quase apagando... espaço onde e educador necessita educar, limitar a força desorganizada, destrutiva até, da chama...
Desejo e paixão que , através do ensinar e do aprender, são educados.
Desejo e paixão de vida.
Forças em luta, permanentemente, dentro de nós.

TEXTO de Madalena Freire

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